Bem, nesta postagem, vamos apresentar alguns conceitos sobre segurança da informação, em especial, as pragas virtuais.
Conhecendo bem os conceitos, seguramente sua prova de concurso será mais fácil.
Bons estudos,
MALWARE
O termo é proveniente do inglês malicious software; trata-se de um software destinado a infiltrar-se em um computador de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não).
Malware e pragas virtuais são sinônimos no conceito aplicado à prova de concurso.
São exemplos de malware ou pragas virtuais:
Vírus de computador;
Worms;
Trojan horses;
Spywares.
Também pode ser considerado malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição de ação não adequada à funcionalidade correta dos computadores e seus programas.
Atenção vírus de computador possui conceito diferente de malware.
CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DOS MALWARES
VÍRUS
É um programa malicioso, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios SEMPRE SE ASSOCIANDO A OUTRO ARQUIVO.
Vírus podem tanto ser transmitidos por dispositivos móveis, como disquetes, pen drives, cds, como transmitidos através de e-mail e internet.
SPYWARE
Consiste num programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento.
Diferente de vírus e worms, spywares não costumam se alto duplicar. Diferem também dos Cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa.
Com frequência, os spywares costumavam vir legalmente embutidos em algum programa que fosse shareware ou freeware. Sua remoção era por vezes, feita quando da compra do software ou de uma versão mais completa e paga.
ADWARES
Costuma-se incluir os adwares quando há referencia aos spywares, pois assemelham-se na sua forma de infecção e na sua forma de desinstalação. Seriam como se fossem um sub-grupo dos spywares.
Adware é qualquer programa que automaticamente executa, mostra ou baixa publicidade para o computador depois de instalado ou enquanto a aplicação é executada.
WORMS
Um Worm (verme, em português) é um programa auto replicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.
Um WORM PROPAGA-SE EM AMBIENTE DE REDE.
Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto-replicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por e-mail.
Ele usa a rede para enviar cópias de si mesmo para outros nós e o faz sem nenhuma intervenção do usuário.
TROJANS
Trojan Horse ou Cavalo de Troia é um programa que age como a lenda do Cavalo de Troia, entrando no computador e liberando uma porta para um possível invasão e é fácil de ser enviado, é só clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.
Os trojans são disfarçados de programas legítimos, embora, diferentemente de vírus ou de worms, não criam réplicas de si (e esse é o motivo de não ser considerado um vírus). São instalados diretamente no computador.
Sem comentários:
Enviar um comentário